sábado, 9 de abril de 2016

um tempo há guardado - Autumn

https://www.flickr.com/photos/-dust-bunny-/21427916411/


Extrangeiro

Numa botilleria de uma ciudad extranjera,
sentado a mesa eu escrevia.
Não me reconheciam as pessoas.
Ali ninguém sabia
           quem eu era e aliás diziam
           que até falava bem a sua língua.

No entanto, me transfiro, teleporto
           para lugar e tempo presente:
eu sou o poeta foraneo,
de terras distantes, sentado aqui nessa mesa.
Eles não me conhecem,
           mas conheço a cada um,
minhas lentes dissecam, radiografam:
pessoas sentam, passam, cessam,
           traduzo cada conversa.
Sei seus destinos e energias.
Sei delas como se fossem minhas personagens,
           e suas perecíveis poesias.

2014



Em seis meses volta a reverberar
meio giro já consolida meias verdades

mas na hora e na vez do inimigo
os aliados que surgem ao meu lado
são aqueles já muito pisados



me dizem que sumi
eu só sorrio e confirmo
digo que sim
e eu vou sumindo, sumindo
até que desapareça

espero que sem nem sangue.

2015


Nº da página aberta



Me pergunta por que te pergunto

Pergunto à exaustão

O que tem por detrás do teu rosto

Não pela beleza que admiro

Mas porque seu rosto

com todos seus adereços

Nariz, olhos, brincos e a boca

principalmente a boca

estão sempre na iminência

a estática iminência

da palavra, do sorriso

ou da angústia

A todo tempo me supreende

o que esteve alí, na minha frente

frente ao silêncio

2015










La brujeria de las Brújulas

la rosa amada de los vientos
con sus agujas que no se pierden.

la intención inolvidable

centra en si
y siempre sabe donde está su corazón,
la brújula no apunta el norte,
su hechizo se queda en apuntar a si misma, donde se queda.

Orienta, no lo que se debe
              pero lo que se desea.
Esta tierra, o este-sur, o su pareja.

desde entre la danza vertiginosa
                  y el mareo circular
Su racionalidad cardenal.

entre mente-corazón és la brújula quién le opera
és el punto de encuentro.
instrumento de la voluntad.

Nunca se pierde de quien donde se quiere,
ella sabe donde tu estás.

2016


Nenhum comentário: